terça-feira, 31 de julho de 2012

Farsas do Facebook!

Estive pesquisando no facebook alguns assuntos que muitas vezes ganham varios "curtir" ou "compartilhamento" e em alguns casos o fato apenas serve para atrair as pessoas e desta forma alguns tiram proveito disso. busquei aqui dois exemplos para você ficar mais esperto!

Golpe 1


iPhone para todos





Uma tendência atual no Facebook é a utilização da rede social para promoções. Assim, um suposto perfil da Universidade Positivo lançou uma foto em que mostrava diversas caixas de iPhone. Quem compartilhasse a imagem e curtisse a página concorreria a um dos aparelhos.

A verdade

A página, na verdade, não pertencia à Universidade Positivo e se tratava de uma criação falsa bastante convincente. A página verdadeira da instituição, indicada em seu site oficial, não tinha nada a ver com a história, mas infelizmente centenas de pessoas acreditaram e levaram a informação adiante.



Golpe 2


Promoção arrasadora de Diablo 3




A promoção falsa de Diablo III seguiu a mesma regra. Uma imagem de várias caixas com o jogo, publicada na véspera do lançamento, anunciava que seriam sorteadas 50 unidades do jogo para quem curtisse a página e compartilhasse a imagem. Mais de 30 mil pessoas embarcaram no concurso.



A verdade


O perfil era falso e a promoção nunca existiu. O truque utilizado tem como objetivo “esquentar” uma fanpage. Quando ela atinge um número alto de “curtir”, todas as imagens são modificadas e os posts apagados. A nova página, agora “limpa”, pode ser vendida para outra pessoa administrar e já inicia com o diferencial de ter centenas de seguidores.



Independente de sua ideologia ou do propósito de um compartilhamento seu, sempre é bom ficar alerta às mensagens que chegam à sua timeline. Nem sempre as informações condizem com a realidade ou, ainda, quando são verdadeiras, podem ser apresentadas descontextualizadas. Por isso, evite cometer gafes e cheque sempre a procedência da informação antes de passar uma imagem adiante.

Um comentário: