terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mapa de guerra de ataques virtuais em tempo real

Invasões partem de servidores russos e até de Mountain View. Brasil é um dos maiores alvos.

Segurança digital e crimes virtuais, na maioria das vezes, parecem temas muito abstratos para se detalhar visualmente, já que acontecem via códigos do computador. Mas uma ONG que combate esse tipo de ataque criou uma maneira bastante explicativa – e até divertida – de mostrar que servidores correm perigo em todas as partes do planeta.

Trata-se do HoneyMap, da Honeynet Project, uma ilustração que parece mostrar um mapa do mundo em zona de guerra – mas sua função é exibir os ataques virtuais que ocorrem em tempo real. É só clicar aqui e acompanhar cada nova invasão.

Os pontos vermelhos que “explodem” a qualquer momento indicam a localização dos alvos, enquanto os amarelos são os computadores da ONG programados para registrar os crimes. Uma caixa de texto contém detalhes dos relatórios emitidos, com informações como de onde partiu o ataque.

Apesar dos mapas mostrarem uma grande movimentação (ataques na Europa e no Brasil são os mais frequentes, além de Mountain View, casa do Google), nem todos os membros do Honeypot Project escolhem exibir os dados coletados, preferindo apenas guardar os ataques e repassá-los para a central – tudo para não pintar de vermelho o mapa em todos os continentes.

Um comentário:

  1. Carta de agradecimento,

    Gostaria de agradecer em nome da equipe Divulgablog a todos que tornaram esta ideia um sucesso.
    Divulgablog.tk é a prova de que é possível arrecadar um bom capital na internet partindo do zero e com uma ideia simples.

    "Para quem não conhece Divulgablog.tk é simplesmente um muro onde você pode colar o Banner do seu Blog e estar exposto em mais de 400 outros Blogs que colaram o nosso Banner. Ou, se preferir colar o Banner do Divulgablog no seu e estar exposto automaticamente em uma página secundária do Divulgablog, de graça."

    A divulgação do site por intermédio da nossa ferramenta exclusiva, que gera um anúncio em forma de comentário em praticamente todos os Blogs bem acessados, com comentário aberto e sem moderação, possibilitou que mais de 400 Blogs colassem nosso Banner em seus respectivos Blogs e consequentemente, que ficássemos em posição de destaque nas ferramentas de pesquisas. Prestígio este que por sua vez culminou em duas grandes parcerias com as famosas páginas do Facebook "Os memes" e "Feitiço do Coração" e atualmente recebemos 7 milhões de visitas por dia no muro.

    Cada degrau desta conquista é devido exclusivamente a você internauta, que acessou o Divulgablog.tk, se encantou com a idéia originalmente simples e certeira, divulgou o seu Blog no site, espalhou a notícia nas redes sociais e deixou sua marca no muro.

    Agradecemos a você que deixou o seu nome na história da internet Brasileira.


    Atenciosamente

    Equipe Divulgablog


    www.Divulgablog.tk

    ResponderExcluir